domingo, 17 de dezembro de 2006

7 Maravilhas de Portugal

A noite já vai longa mas como o jogo entre os Nets e os Pistons está equilibrado, aqui fica mais um post.
Acabei de votar nas 7 maravilhas de Portugal. Tive conhecimento deste concurso/evento/votação ao ouvir um Fórum da TSF sobre o assunto. Fiquei interessado pois apercebi-me que esta iniciativa tem o mérito de alertar o público para a riqueza patrimonial que o nosso país detêm e como é necessário desenvolver esforços para a sua conservação.
Os critérios utilizados para definir a lista dos nomeados são questionáveis e bastante subjectivos mas, ao consultá-la, tive a noção como é urgente a minha visita ou revisita a alguns destes monumentos e de muitos outros.
Já agora indico os meus escolhidos: Castelo de Almourol, Castelo de Óbidos, o grandioso e favorito Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro de Alcobaça, Paços da Universidade, Palácio Nacional da Pena.
As fotografias do site é que podiam ser melhores.
Vão para fora cá dentro ;)

5 comentários:

Lobka disse...

Uma Tomarense de gema como eu não pode deixar de concordar contigo em relação ao Convento de Cristo. Mas também acho lindo o Convento de Mafra. É dificil escolher só 7 maravilhas. Coitada da que chegar em 8º, é o chamado primeiro dos últimos! Eheh Jokas

Margarida disse...

Não conheço todos, mas pretendo tratar disso. Também sou fã da beleza natural que temos por cá.
Apesar de não acreditar nos resultados (no sentido, este é melhor que aquele), acho estas iniciativas muito boas. Servem para lembrar a algumas pessoas que poderiam conheer melhor o seu país.

FL disse...

Lobka,
já estive no Convento de Mafra mas era muito novo para apreciar. Tenho de lá voltar.

Margarida,
às vezes há coisas de tanto valor mesmo ao nosso lado que nunca nos lembramos de visitar. Ando a tentar corrigir isso.

Blondie disse...

É bem verdade! Também ando a tratar de visitar mais lugares interessantes por cá. O problema é que me desmotiva imenso quando me deparo com monumentos mal preservados, mal explorados, mal rentabilizados. A nossa cultura e os nossos ex-libris não são bem tratados e isso revolta-me
Beijitos

FL disse...

Bem Blondie, quando o dinheiro é pouco a cultura é a primeira a ser depenada. claro que também há descuido por parte dos resposáveis, pouco civismo das pessoas, etc.
Mas continua a apostar nas portugalidades.