terça-feira, 8 de maio de 2007

Formas de vida

Hoje no Fórum da TSF debateu-se a abertura das grandes superfícies aos domingos à tarde feriados.
Após muitos argumentos a favor ou contra, ouvi uma participante dizer algo parecido com isto:
- Tenho uma bebé, sou consultora, começo a trabalhar muito cedo e saio tarde. Só tenho possibilidade de ir às compras ao fim-de-semana.

Oh vida!

10 comentários:

Gonçalo Veiga disse...

Não gostava de ser essa bébé. Ter uma mãe longe o dia todo: não há dinheiro que o justifique. Não admira que tenhamos tanta gente com problemas emocionais... Se não se aprende com uma mãe presente, aprende-se com a ausência desta?

FL disse...

Nem ponho em causa a devoção da mãe pelo bebé. Agoro o questiono-me sobre se não poderíamos fazer mais para ter uma sociedade diferente, com valores mais humanistas que não só o dinheiro, os bens materiais, a carreira, a competitividade. As pessoas não procuram este estilo de vida, são forçadas a tê-lo.

Gonçalo Veiga disse...

Se não se começarem pelas mães e pelos pais, associando-se a sindicatos e promovendo reformas mais profundas no sector laboral, duvido que o humanismo se sobreponha à estrutura económica.

Actualmente acho que em vez de falarmos em mães ou pais solteiros deviamos era falar em crianças orfãs, sem o serem...

Será que estas pessoas não têm mini-mercados ao pé de onde moram para terem que querer que os outros trabalhem mais ao fim-de-semana?

Lobka disse...

E o pai?? Não terá a mesma falta de uma figura paterna que de uma figura materna?


Eu concordo com a ideia de abertos ao Domingo à tarde!

FL disse...

Oh Gonçalo tu és um bocado sindicalista... ;)
Eu partilho da tua ideia mas sou um bocado Trostkista. Tem de ser um movimento global.

Lobka
Como também sou um tipo liberal, acredito que num mundo ideal e se os patrões cumprissem o que dizem não me chocaria ver os hipers abertos ao domingo. Aliás, num mundo ideal sem este capitalismo monopolista, o comércio até devia estar aberto à noite para se adaptar às necessidades dos consumidores.

Gonçalo Veiga disse...

O pai também. Está lá incluído.

Pois, não sabia que o Trotski era pelos hipers abertos aos Domingos! hehe :p

Enfim, eu por mim vivo bem, nem que tenho que me preocupar muito pelos outros. É um mau hábito que tenho como gajo de esquerda. :p Tenho que me deixar disto. A trabalhar é que o pessoal tá bem. ;)

FL disse...

Em resumo, sou um liberal Trotkista que até acredita num capitalismo equalitário e concorrencial ;)

Eu julgo que os consumidores devem ter um leque mais variado possível de escolha desde que os trabalhadores dessas superfícies fossem devidamente recompensados. Quanto aos prejuízos para os pequenos comerciantes, julgo que só conseguem sobreviver com criatividade e com a aposta em serviços de proximidade e qualidade ou especializados.

Pessoalemnte até acho um desperdício passar um Domingo num shopping mas quem sou eu para dizer o que os outros devem fazer.

Um dia apresento aqui as minhas 50 ideias chave para uma sociedade ideal.

Catarina Leitão disse...

o expoente máximo do divertimento é fazer compras....para que no próximo domingo ao se ir fazer mais compras se puder levar a roupa nova adquirida na semana anterior

Numa de estereotipia, cujo o único fim é lançar algum bom humor leve.

Catarina Leitão disse...

ups..."se poder"...foi apenas erro ao pressionar no teclado... lol

FL disse...

Isso é mais nas saídas à noite