sexta-feira, 18 de agosto de 2006

Ned Flanders português

Sempre considerei o Ned Flanders uma excelente caricatura de todos os cristão e "bons escuteiros" deste mundo. É profundamente religioso, um exímio pregador que trata Deus por "tu", homem de família, amigo do seu amigo e do seu inimigo, honesto e também excessivamente puro e ingénuo.



Conhecem o senhor da fotografia? Se fosse o Marcelo não perguntava (o homem até nestas fotos fica com a cabeça maior para sobressair, não perde uma, irra!). Certamente que sabem que é António Sala. Eu considero este homem o Ned Flanders português e, inclusivamente, nem sei se o imaginativo Matt Groening se inspirou nele para criar a personagem. Observemos o seu perfil e semelhanças com o desenho animado: também usa bigode e óculos; é uma pessoa bastante religiosa, sendo locutor e director geral do grupo Renascença (rádio católica); é também um pregador, nomeadamente através das suas alegres músicas interpretadas juntamente com a sua mulher, tendo no seu currículo inúmeros espectáculos; está também a trilhar o seu caminho para a sua canonização ao aturar, durante anos a fio, a estridente Olga Cardoso nas manhãs da Renascença;por fim, tal como o Ned, para além de parecer ser uma pessoa honesta, é de facto uma pessoa algo ingénua, pois só assim se compreende que tenha participado na direcção do Benfica presidida por Vale e Azevedo.


Quero deixar claro que, apesar desta pequena brincadeira e embora o seu trabalho não se enquadre muito nos meus interesses, julgo que António Sala é uma pessoa que merece toda a consideração pelo seu percurso na rádio ao longo de décadas. Pelo que li da sua biografia (aqui pesquisa-se!!!!), Sala possui um currículo impressionante, talvez só ultrapassável nos meios audiovisuais portugueses por Júlio Isidro ou Carlos Cruz.

1 comentário:

Anónimo disse...

Estando eu a pesquisar no google "antónio sala+flanders" vim para aqui.lol