sexta-feira, 14 de julho de 2006

Interrogações

"Homem de origem africana assalta estação de gasolina."
"Três sujeitos de raça negra fogem à polícia."
"Indivíduo de leste aponta faca a empregado de café." - de leste ou ucraniano que para muitos vai dar ao mesmo.

Às vezes questiono-me sobre a utilidade destes títulos. Qual a importância de conhecer a origem étnica dos criminosos?
Será para os podermos identificar na rua e os denunciar às autoridades? "Oh senhor guarda vai ali um senhor de raça negra (ok, ingenuamente, acreditemos que as pessoas falam assim), não terá sido ele o assaltante?"
Não é pouco usual ler "homem branco mata mulher"?

Será que é para o comum dos portugueses, no seu lar, fazer de imediato a análise sociológica do crime em Portugal?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não querendo parecer racista, mas a verdade é que associado a uma má politica de imigração, nos últimos anos a taxa de criminalidade em Portugal aumentou significativamente.

Anónimo disse...

Caro Paulo, existe alguma política de imigração? Associarmos o aumento da criminalidade aos imigrantes parece-me bastante redutor num país onde as condições de vida se degradam diariamente.

Com os melhores cumprimentos

Pedro

FL disse...

É certo que as condições de vida se degradam diariamente no nosso país. Por outro lado, as nossas políticas de imigração e de inserção deixam muito a desejar. . Contudo, a comunicação social não terá culpa no crescimento da desconfiança e receio face aos imigrantes ou luso africanos, uma vez que aborda estes assuntos de uma forma simplista e sensacionalista, associando facilmente o imigrante ao crime?

Anónimo disse...

Caro Pedro é mais do que obvio que o aumento da criminalidade está associado a uma péssima politica de imigração.

Não é necessário andarmos à procura de notícias em televisões e jornais sensacionalistas, recomendo-te apenas alguns passeios nocturnos, por determinadas zonas da nossa capital ou dos outros grandes centros. E depois venha cá dizer-me qual é a origem do problema da criminalidade!

Há uma má política, porque não selecciona quem pode entrar no país. Não favorece quem é honesto e pretende estar legal. Conheço alguns imigrantes, que estão com dificuldades em manterem-se em Portugal legalmente, devido a contratos de 3 meses, etc... são pessoas que fazem descontos de IRS e para a segurança social. Alguns até conhecem a nossa cultura, estão completamente integrados na sociedade. Vivem e trabalham como qualquer outro cidadão. Por outro lado, existem aqueles que vêm para este país fazer o mesmo que fazia na sua terra natal – máfias, gangs, assaltos, etc.

Se pensarmos bem, até temos uma boa legislação, um dos grandes males deste país é o incumprimento das leis. As leis existem, mas não há quem as faça cumprir.

Um grande bem-haja
Paulo