domingo, 17 de junho de 2007

Dos sub 21 para um jeitoso 31

Como se explica a desilusão portuguesa no Campeonato Europeu de sub 21 na Holanda? Já fomos excluídos da competição e estamos à espera de um jogo com a Itália para ver se vamos aos Jogos Olímpicos de Pequim.
Empatámos com a Bélgica a zero, perdemos com a Holanda por 2-1 e goleámos a frágil Israel por 4-0.
A equipa técnica e a rica Federação dizem que a principal culpa advém da péssima arbitragem do Holanda-Portugal. Os holandeses consideram que Portugal não joga em equipa. Já os israelitas até nos confundem com o Brasil.
Costumo dizer que futebol é um desporto e não matemática (felizmente). Ganha-se e perde-se por inúmeras razões. Também nunca me esqueço que os atletas não são máquinas e os seus momentos de forma acabam por influenciar o desempenho global das equipas. Mas desta vez não vou ser nice guy. Assumindo uma posição de lusitano sentado na tasca armado em treinador de bancada digo que:
A CULPA É DO TREINADOR!
1 - Como é que no jogo contra a Bélgica, apesar do seu crescente valor, nós apresentámos um futebol tão feinho durante grande parte do jogo? E a ambição na fase final? Fugiu?
2 - E contra a Holanda o que andámos nós a fazer em campo na 1ª parte? E alguém percebe a ideia de começar o jogo com Miguel Veloso, Ruben Amorim, João Moutinho e Manuel Fernandes no meio campo? Ou será que o Nani consegue vir buscar jogo, ir às alas, apoiar o avançado em simultâneo? Com tácticas destas só falta dizer aos jogadores para rematarem mal cheguem à linha divisória do campo.
3 - Quem me explica o porquê do Couceiro ter sido escolhido como seleccionar no Verão de 2006? Logo ele que na época transacta conseguiu o feito de descer de divisão com o Belenenses na última jornada.
4 - E se vos disser que, pelo que ouvi na altura da sua contratação, esta ocorreu após uma sua intervenção pública na qual defendeu Scolari e atacou ferozmente todos os críticos do treinador brasileiro. Conveniente...

Sem comentários: