Vi ontem esta curta no dvd dos "dias de Glória".
Deixo aqui a explicação retirada do interessante blog "Lapas do Almonda" da autoria de PeDuke:
Em França, com a derrota dos Aliados, o jovem fica durante grande parte da guerra encarcerado num prisão. Com o fim da guerra é libertado e volta ao seu país.
A história de um jovem entre muitos… O fim acaba em tragédia.
"No dia 1 de Dezembro de 1944, no Campo de Thiaroye, os soldados senegaleses que reclamaram o soldo por pagar durante o seu encarceramento na Alemanha, foram massacrados".
2 comentários:
Ora essa… Não me importo nada… A informação e cultura deve ser liberalizada e o conhecimento deve estar ao alcance de todos.
Este tema acho muito interessante, gostei muito da curta e decidi divulga-la na blogosfera. Mas recomendo que a Curta seja vista depois de uma secção de “Dias de Glória”. Penso que o filme e a curta vai colocar muita gente a pensar… Isso é o mais marcante no filme… A mim, amante envergonhado e amador da 2ª Grande Guerra só conheci a História dos Franceses de Cor da maneira como se apresentaram e viveram essa guerra, depois de ver o filme. No final, nos interrogamos porque será que a História é sempre escrita pelos vencedor… No entanto, haverá sempre outro lado da história.
Faço tuas as minhas palavras.
Enviar um comentário