segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

L'ami ya bon


Vi ontem esta curta no dvd dos "dias de Glória".

Deixo aqui a explicação retirada do interessante blog "Lapas do Almonda" da autoria de PeDuke:

"A curta relata a história de um jovem senegalês que se alista voluntáriamente nas tropas francesas para defender a França da ofensiva Nazi, na 2ª Guerra Mundial.
Em França, com a derrota dos Aliados, o jovem fica durante grande parte da guerra encarcerado num prisão. Com o fim da guerra é libertado e volta ao seu país.

A história de um jovem entre muitos… O fim acaba em tragédia.

Tradução da nota final:
"No dia 1 de Dezembro de 1944, no Campo de Thiaroye, os soldados senegaleses que reclamaram o soldo por pagar durante o seu encarceramento na Alemanha, foram massacrados".

2 comentários:

Pedro Antunes disse...

Ora essa… Não me importo nada… A informação e cultura deve ser liberalizada e o conhecimento deve estar ao alcance de todos.

Este tema acho muito interessante, gostei muito da curta e decidi divulga-la na blogosfera. Mas recomendo que a Curta seja vista depois de uma secção de “Dias de Glória”. Penso que o filme e a curta vai colocar muita gente a pensar… Isso é o mais marcante no filme… A mim, amante envergonhado e amador da 2ª Grande Guerra só conheci a História dos Franceses de Cor da maneira como se apresentaram e viveram essa guerra, depois de ver o filme. No final, nos interrogamos porque será que a História é sempre escrita pelos vencedor… No entanto, haverá sempre outro lado da história.

FL disse...

Faço tuas as minhas palavras.