terça-feira, 31 de julho de 2007

The dark side of my life I

Após o comentário "relembrador" da Catarina e na linha do post em referi sete casos factuais da minha vida em resposta a um desafio da Blondie, irei agora, findos os prazos de prescrição, referir alguns pontos negros cujo conhecimento irá destruir definitivamente a minha imagem de genro ideal e de menino de coro dedicado aos estudos.

Quando era miúdo o telefone exercia um grande fascínio sobre a minha pessoa. Mais do que um meio de comunicação surgia-me como um instrumento de traquinice seguro já que ocultava a minha identidade (claro que hoje com o RDIS a coisa seria diferente). Mas como indivíduo profundamente doente que era, as minhas brincadeiras não se limitavam a telefonar para senhoras dizendo "és toda boa" ou um canibalesco "comia-te toda". O FL (pareço um jogador de futebol a falar na 3ª pessoa) sentia a necessidade de algo mais artístico do que um simples insulto ou um hormonal piropo.

O primeiro e mais elaborado caso que vos exponho ocorreu durante os meus 11 anos, numa altura em que a televisão ainda só tinha dois canais. Escolhi uma loja de roupa de Aveiro, seleccionei números e pessoas da lista telefónica, escrevi um textinho e por várias vezes deu-se-se algo do género:

FL: Bom dia!
Vítima: Bom dia.
Fl: Estou a falar com o senhor A.?
Vítima: Sim.
FL: Daqui fala da loja X em Aveiro. O senhor conhece?
Vítima: Sim. (Alguns não conheciam obrigando-me a um enfadonho processo de descrição e localização)
FL: Olhe, nós estamos a realizar um sorteio aqui na loja e o senhor é um dos vencedores (tinha 11 anos ainda não usava a expressão contemplado). Estamos a escolher nomes ao acaso da lista telefónica e a oferecer um vale de 20 contos em compras na nossa loja. Está interessado?
Vítima: Sim, claro.
FL: Então só tem de se deslocar à nossa loja e identificar-se para receber o vale.
Víima: OK.
FL: Então bom dia.

A conversa seria mais ou menos esta. Nem sempre era bem sucedido, muitas vezes pr incapacidade de conter o riso. Passados uns dias telefonava novamente à vítima a perguntar se tinha gostado do vale. O artista aprecia saber o impacto da sua obra.
Obviamente que rapidamente abandonei a brincadeira. Hoje não o faria e espero não ter prejudicado as vítimas e a dita loja.
Juventude... Uns metem-se na droga, outros são escuteiros...

O meu hit de Verão


Boa sorte/good luck de Vanessa da Mata e Ben Harper é o meu hit de Verão até à data. Devo dizer que a minha pesquisa tem-se limitado à playlist da Antena 3 (a qual podia ser menos repetitiva).

Sinais

Era eu um jovem inconsciente sedento de afirmar os meus pensamento quando certa noite no quarto de banho, após um debate familiar sobre a existência de Deus, pensei alto enquanto escovava os dentes:
- Deus existe tanto como o Super Homem.

Dito isto a luz daquele, e só daquele, compartimento foi abaixo.

Andanças

Começou hoje o Andanças até dia 5 de Agosto em Carvalhais, São Pedro do Sul. Mais informações aqui.
Para aqueles como eu que não apreciam ou não sabem dançar, aconselho-vos ir pela paisagem.

domingo, 29 de julho de 2007

Coisas da vida

Nesta época de desafios electrónicos em cadeia, fui interpelado pela loura Blondie para referir sete casos factuais da minha vida e, em seguida, desafiar outras sete pessoas.

Sendo assim:

  1. Não bebo alcóol, não fumo tabaco nem ganza, não uso estupefacientes nem antidepressivos. Ou seja, a minha vida é mesmo triste.
  2. Não uso roupa por dentro das calças.
  3. Ateu desde os 9 anos, sou bastante céptico em relação à espiritualidade e religiosidade. Contudo, reconheço-lhes o valioso contributo para a construção de indivíduos e sociedades melhores.
  4. Sou grande apreciador de boxers (desde que sejam ou venham a ser meus claro) com figuras animadas e que reluzam no escuro.
  5. Evito os cumprimentos beijoqueiros a pessoas com quem estou frequentemente. Prefiro o aperto de mão ou um "hey" acompanhado com um aceno de cabeça.
  6. O momento mais ridículo da minha via académica ocorreu no 12º ano, quando no 1º período foi-me atribuído um 9 a educação física, sendo gozado por colegas e professores. Ainda me lembro as palavras da minha professora de sociologia durante um teste: "Então também vais tirar 9?" Era ginástica meus caros! Cambalhotas, pinos, mortais?!?!?! Ora estava doente, ora tinha uma unha encravada, ora deixava os outros passar à frente... Acho que o professor não gostou da minha aplicação...
  7. Na infância, as minhas brincadeiras resvalavam inevitavelmente para situação imaginárias de conflito/guerra. Até um cachimbo índio da Playmobil servia de metralhadora. Maldita televisão!
Não passarei o desafio a outros bloggers. Quem o desejar, que o faça nos respectivos que terei muito prazer em ler.

The Simpsons Movie

4 pios.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

De volta

Depois de duas costelas partidas, problemas respiratórios, uns arranhões e uma bela hérnia no diafragma que provocou a subida de vísceras e consequente deslocação de órgãos (como o coração), a gata Tika lá foi aberta, mexida e cosida, estando a recuperar a olhos vistos. Mais magra, com umas rapadelas e com o seu mimo habitual, terá amanhã alta iniciando a recuperação para a normalidade (perseguir pássaros, trepar árvores, telhados e cheirar tudo o que mexe).

Final feliz.

VIda ingrata

Nem o FL!.

quinta-feira, 26 de julho de 2007

Secção 9

No próximo Sábado, dia 28, entre as 16 e as 20 horas, irá ocorrer a inauguração da Loja Secção 9, dedicada à banda desenhada e a artigos relacionados. Propriedade de Nuno Sarabando (ilustre admirador dos Tool) e de João Brandão, situa-se no Bairro do Liceu, Aveiro, Rua da Banda da Amizade, n.º 46 (perto do Anesthesia).

Desejos de boa sorte para o projecto!

Thom Yorke por Nico di Mattia


Está um pouquito parecido.

Será este um esforço honesto?

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Intigamente é que era lindo

Antes é que a vida do PPD/PSD era animada com aqueles congressos épicos marcados pelos discursos do Alberto João, do Santana, do Durão... Aquelas maratonas televisivas, os comentários, o contar de espingardas, as gaffes, o dramatismo...
Agora temos directas. Raio de democracia! Ainda por cima todos fogem do confronto com aquele gigante.
Enquanto isso, quem assume o protagonismo da oposição ao governo é a Zita Seabra.

Massive Attack - Inertia Creeps

segunda-feira, 23 de julho de 2007

Na esperança que os olhos mintam

Não sou de fazer festas ou proclamar frases mimosas a tudo o que me passa à frente com quatro patas e cauda no ar. Normalmente contemplo os animais à distância, como um mocho, com um sorriso interior criado pela beleza e alegria observadas. Tal como estas, todas as imagens que presencio que envolvam dor ou a morte de animais (coisa infelizmente mais frequente do que desejaria dado o tempo que passo na estrada), desde o cão ao ouriço-cacheiro, também me afectam. O pior é quando são os nossos.
Ontem, passados quatro anos da morte da minha primeira e resistente gata, voltei a ver claramente aquele olhar de exaustão nos olhos da minha Tika depois de ter sido atropelada.
Dá-me esperança a sua genica pois eu já percebi que não tenho grande jeito para lidar com perdas.

domingo, 22 de julho de 2007

Quem é quem

Espreitem este belo post do Klatuu.

A preocupação que se impõe

Numa era em que as preocupações ambientais estão, e bem, em voga, venho colocar uma questão. Já conhecemos o drama do aquecimento global, o desaparecimento das florestas, a erosão dos solos, a poluição da água... mas alguém já se perguntou se o silicone e o botox utilizados na estética são recicláveis ou biodegradáveis?
Pensem no monte de plástico queimado ambulante que é Cinha Jardim. Será que quando a senhora sucumbir à lei da vida, o seu corpo irá decompor-se como os demais? Quem me garante que aquela autêntica boneca insuflável da Victoria Beckham, depois de morta e enterrada, não irá derramar substâncias perigosas para o subsolo pondo em causa o ecosssitema das larvas e toupeiras circundantes? Ou imaginem a quantidade de gases tóxicos que podem ser emitidos para atmosfera quando o senhor Castelo Branco for incinerado?
E para ficarem mesmo assustados, pensem nos possíveis impactos destas substâncias em Los Angeles ou na América Latina, onde todas as mulheres com mais de 14 anos, pertencentes à classe média e alta, já colocaram um siliconezinho no rabo, no peito, nos lábios. Tanga?!?! Façam um zapping e parem 5 minutos numa telenovela brasileira da SIC (pode ser a qualquer hora do dia pois só transmitem disso).
Os peritos ambientais que digam de sua justiça pois caso se confirme esta tragédia eminente temos de pôr cobro a esta situação.

Como primeiro passo, sugiro que os homens deste país deixem de adquirir essas revistas neoliberais, fúteis e zombificantes como a Maxmen ou FHM, que promovem os corpos plasticamente voluptuosos, com uma grande ajuda do photoshop, destruindo o real conceito de beleza (lá estou eu com a tendência socrática de ser senhor da verdade).

Ora reparem neste Frankenstein!
Os ingénuos e facilmente excitáveis homens vêem uma gaja boa de seios volumosos ideiais para marotices pouco católicas. Eu lembro-me ume petroleiro de bandeira panamiana, pronto a encalhar e a derramar dois ENORMES tanques cheios de líquido poluente.

Smokin' Aces

2 pios.

*Depois de meditar, resolvi mudar a classificação para 1 pio. Tentou-se meter tudo no filme sem grande resultado. Com muitos clichés.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Top gay

Como sugeriu a Lobka, e para ser justo, após um top de índole lésbico, impõe-se a referência ao 10 homens que escolheria se fosse gay. Como não sou, não que isso tenha algo de mal (como diria o Seinfeld), vou adoptar uma atitude protectora da minha masculinidade (ou machidade), substituindo o critério beleza pelo "é um gajo com estilo ou pinta".

Edward Norton

Samuel L. Jackson

James Gandolfini

Michael Jordan

Spike Lee

Roger Federer

Johnny Depp

Tony Leung

Christian Bale

Benicio del Toro
Para um gajo que não é gay, não que isso tenha algo de mal, é um pouco árduo realizar esta escolha. A maior parte até são actores cuja performance aprecio ( interpretativa claro está). Mas até são "sujeitos com pinta".
Reparem que não referi o nosso Cristiano Ronaldo! Há gostos para tudo... não que isso tenha algo de mal...

segunda-feira, 16 de julho de 2007

Top lésbico

Segunda quinzena de Julho... óptimo para algo silly como fazer um top de senhoras interessantes caso fosse uma lésbica descomprometida (reparem que ao usar esta expressão, retiro a carga machista ao que se vai seguir). A ideia não é original uma vez que já participei num debate do género n blog de Bruno Sena Martins.

Então se fosse um moça descomprometida, seguidora da L Word, cuja frustração principal é não ter podido queimar soutiens nos loucos sixties, andaria de olho em:


Monica Belucci


Laetitia Casta

Scarlett Johansson

Helena Christensen

Uma Thurman

Gisele Bündchen

Beyoncé Knowles

Kate Blanchett

Gong Li

Naomi Watts
Notem que tentei fazer a coisa com classe e não como a FHM, Maxmen ou a Ego que aldrabam os seus leitores com o photoshop. Foram evitadas poses sensuais e pecaminosas, nudez, transparências e demais pecados da carne.
Amanhã já teria outras escolhas... Se alguém quiser contribuir....

domingo, 15 de julho de 2007

Também queria votar

Mais um dia histórico para Lisboa e para a política nacional. Até eu, habitante de Aveiro, gostava de ter votado, nem que fosse com o estatuto de turista.
O Sócrates correu do governo um dos ministros com mais peso.
O PSD está cada vez mais pequeno, processo que eu entendo como uma adequação ao líder que tem. Apesar de ser mais alto, o Menezes já deve estar em bicos de pés.
O Toy descobriu mais um filão para ganhar uns trocos com a sua música ultrapimba.
E dá-me sempre um grande prazer observar as hecatombes do PP. Aquele dramatismo...
José Pinto Coelho, o do PNR, teve apenas 0,8% dos votos. Já veio dizer: "Se fosse em Viseu ganhava! Em Lisboa há 99,2% de homossexuais".
O último, Gonçalo da Câmara Pereira, é e defende tudo o que abomino.

The Last King of Scotland

4 pios.

Blood Diamond

3 pios.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Evolução?

Esta música chama-se "Dig" e pertence ao álbum "Light Grenades" (2006) dos Incubus.


Esta é a "Certain Shade of Green" do álbum S.C.I.E.N.C.E. (1997) também dos Incubus.


Qual preferem?

terça-feira, 10 de julho de 2007

Piroseiras

Este frase da música "Big girls don´t cry" da Fergie é das coisas mais pirosas que ouvi nos últimos tempos:
"And I'm gonna miss you like a child misses their blanket"

Faço um apelo à Antena 3 para que a deixe de a passar caso contrário arrisco-me a despitar na descida das Talhadas, na A25, num acto de fúria contra o rádio.

Pior é o vídeo...

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Freak Show

A imagem mais fiel que encontrei sobre o debate autárquico na RTP:

Qual deles será o tipo do PNR?

Opressão

Homens de calções no local de trabalho não fica muito bem não é? Já mulheres de saias ou corsários...
Talvez a Tatiana Regina tenha de entrar em acção!

domingo, 8 de julho de 2007

Coisas que não se podem perder

Provavelmente estariam a ver os concertos de ontem.
Esperemos que a sensibilização dê frutos pois estes moços têm direito à sua terra e a embelezar-nos a vista.

Fundamentalismo

Será que todos aqueles cosméticos que enfeitam a cara das reluzentes apresentadoras que acompanham a maratona do Live Earth nunca foram testados em animais?

Tenacious D in The Pick of Destiny

2 pios.

sábado, 7 de julho de 2007

Glassjaw - Ape Dos Mil


Uma lembrança do Fontelonga aka Anónimo de Serviço.
Não vejo a altura de ser obrigado a usar óculos para ter uns iguais aos do Daryl Palumbo. Aí sim, concretizaria o meu sonho de ter um visual verdadeiramente intelectual em detrimento do de cromo da bola..

Boa

O Magnuspetrus recordou a iniciativa da FNAC de promover um cd com novos talentos portugueses cuja receita reverte para AMI. São apenas 3 euros.

Que carinha

Depois da entrevista que vi hoje com Jorge Palma a propósito do seu último trabalho, só espero que a sua noite seja melhor do que a anterior.

Sempre que quero referir-me ao Jorge acabo por chamá-lo Mário. Maldito basket!

*Mário Palma foi um grande treinador de basket do Benfica nos anos 90, lenvando o clube a diversos títulos nacionais e a vibrantes prestações internacionais. Ai os triplos do Lisboa...

quinta-feira, 5 de julho de 2007

Soberbo


Encontrei este vídeo no blogue Pastoral Portuguesa de Rogério Casanova.
Vejam-no para perceber o interesse dos Arcade Fire.

1 ano

Pois é, há um ano que "A Voz do Mocho" está em acção.
Como já vos referi, desenvolvo esta actividade por terapia, a conselho dos médicos, psicólogos e autoridades que me acompanham e vigiam. O resultado tem sido muito positivo (menos para as entidades masoquistas que consultam esta treta) pois deixei de profanar cartazes do CDS/PP e de touradas, passei a parar nas passadeiras, acabei com as covas no quintal e deixei de mostrar a genitália à vizinhança (curiosamente algumas mulheres do bairro deixaram de pagar-me o café...).

Obrigado a todos que ao longo deste período têm visitado e comentado este espaço.

Alguém se lembra do Caniço da Chuva na Areia?

quarta-feira, 4 de julho de 2007

Maldito sector terciário

São dias de frustração...
Os Metallica actuaram no SBSR na passada Quinta, mas como trabalho no sector terciário (belas aulas de Estudos Sociais) não pude ir. Nem sou grande admirador dos trabalhos mais recentes porém... são os Metallica!
Os Arcade Fire estiveram ontem no mesmo festival mas como não fui despedido desde Quinta... Ainda por cima tive de gramar os tipos da Antena 3 a recapitular o concerto de ontem, classificando-o como excelente etc. etc...

A frustração suscita em mim actos deprimentes e por isso vou fazer a review de uma noite no SBSR do ano passado!

-Antes de entrar no comboio paniquei uns segundos por não encontrar os bilhetes;
- Ao sair dele em Lisboa estavam a telefonar-me a oferecer emprego à minha pessoa;
- Umas tangentes a bordo de uns táxis lisboetas para subir a adrenalina;
- Um concerto dos Primitive Reason para aquecer. Gosto mas o pessoal ainda não estava muito concentrado;
- Abanei a cabeça com os Alice in Chains e o seu novo vocalista. Até parecia um concorrente do Chuva de Estrelas devido à parecença de voz com o falecido Layne Staley. Foi engraçado;
- Fraca foi a actuação dos Deftones. A piada de há 7 anos foi-se e a minha exigência subiu. Estou mais maduro, observo o mundo com outra perspectiva... Estou é velho!
- Neste intervalo, levei umas meninas chiques à casinha. Claro que quando lá entrei também franzi a testa e contive a respiração.
- Não vi os Placebo. Não aprecio e aproveitei para descansar para ver os...
- Tool - lindo!
- Seguiu-se uma longa caminhada do recinto até à Gare do Oriente. Longe...
- Uma hora à espera de um táxi a ver muitos aldrabões a passarem à frente do povo.

Conclusão: não vi nenhuma camisola dos Tool mais bonita do que a minha.

Peço que não coloquem comentários a relatar a espectacularidade dos concertos dos Arcade Fire ou dos Metallica. Bano-vos!

Canudo explosivo

Acredito que um dos modos de combater e precaver o crescimento dos fundamentalismos religiosos, que podem resvalar para violência e terrorismo, é a aposta na educação e no fomento cultural dos povos.
Todavia, os percursos académicos e profissionais dos suspeitos dos recentes episódios terroristas no Reino Unido vêm colocar esta ideia em causa.

Bora lá escrever um livrito

Há dias no Jornal da Tarde da gastadora RTP1, visionei a notícia da chegada a Portugal daqueles jovens lusitanos que foram presos na Letónia (ou era Estónia?) por terem cometido uns actos de vandalismo. Segundo a mesma, terão passado um mau bocado nas mãos da polícia local (às tantas apanharam algum ex-KGB aborrecido pelo facto do comunismo não ter vingado por estes lados após mil nove setenta e quatro).
Os mais conservadores dirão: "não tivessem feito asneiras!"
Eu nem dei grande importância à história mas quando o jornalista refere que os envolvidos estão a ponderar escrever um livro a relatar o sucedido...
Eu sei que vivemos num país dito livre, subjugado à lei do mercado mas dito livre, no qual felizmente cada um pode decidir o que escreve, lê, compra ou publica. Felizmente!
Mas caramba, não arranjam assuntos mais interessantes para publicar?
Olho para as estantes e expositores de livrarias e grandes superfícies comerciais e observo livros de prostitutas que têm blogs, de senhoras ressabiadas que trabalharam em boites (adoro esta palavra), de futebolistas que até a copiar devem dar erros, biografias de treinadores já muito biografados (é um update dizem eles), de políticos ressabiados e de gente do dito Jet Set que deve ser mais pobre do que eu, para já não falar das múltiplas obras sobre sexualidade, culinária e coisas new age que chocam com o meu cepticismo.
A juntar a estes estão os inúmeros romances históricos/policiais que anseiam chegar ao cinema. Ah! Ainda há aqueles objectos autoplagiados da Margarida Rebelo Pinto sobre mulheres muito modernas e infelizes.
Os sensatos dirão: "FL, para que seja dada oportunidade à boa literatura também tem de existir a má."
É verdade! Mas não falta aqui algum critério por parte de alguém? Bem, as editoras querem dinheiro e quem compra quer ser entretido. Desisto de contrariar isto...

Assim, comecei a recapitular a minha vida para averiguar se também podia criar uma obra literária para financiar os vícios nocturnos da Tatiana Regina. Eis algumas referências traumatizantes, augustiantes, deprimentes, alegres e emocionantes da minha existência:

-Aos 3 nasceu a minha irmã e tive de dizer adeus ao sonho de vir a ter um computador potente, muitos legos, roupa boa, etc. Apercebi-me do terror da repartição;
- Aos 6 anos fui operado às adenóides;
- Aos 8 caiu um bêbedo aos meus pés o que levou-me a ser abstémio;
- Aos 9 reneguei a religião Católica e passei a professar o Ateísmo, graças a Deus;
- Aos 9 comecei a ouvir Mata Ratos;
- Aos 10 vi os "Pesadelos em Elm Street" e recebi o prémio de melhor aluno da Escola Primária de Azurva, Aveiro;
- Aos 11 percebi que não tinha jeito para fazer cambalhotas;
- Aos 12 anos tirei 5 a todas as disciplinas e já tinha 1,75 de altura;
- Aos 15 vi um amigo a fanar uma revista de índole indecente de um quiosque;
- Aos 16 tive um 3 (de 0 a 20) num teste de matemática;
- Aos 18 passei no exame nacional de matemática à primeira graças a um belo 9,5, acabando o liceu com média de 16 (ainda hoje sonho que não fiz a m**** da disciplina);
- Aos 19 conheci uma miúda que há 7 anos que só me dá prejuízo;
- Aos 20... Bem, tinha material para um bestseller. Digamos que acabei com uma cicatriz jeitosa na cabeça devido a defeito de fabrico;
- Aos 22 passei a ter o ridículo estatuto de sótôr;
- Aos 23, depois da carta tirada, deixei de ter sonhos nos quais conduzia um carro desgovernado;
- Aos 24 conheci o Siza Vieira;
- Aos 25 fui despedido de um trabalho não remunerado e comecei a escrever um terapêutico blog;
Aos 26... Bem, hoje comi salmão, caiu-me um maço de papel na cabeça, vi três belos golos do Adu e escrevi esta treta.

Será que está aqui material para um livro?