sábado, 28 de outubro de 2006

Sábado de manhã


As minhas manhãs de Sábado de infância serão sempre uma lembrança especial. No tempo em que acordava cedo, ligava a televisão e dedicava-me aos desenhos animados de pijama vestido. Num período em que a minha principal preocupação era saber o que construir com os legos, lembro-me de ver séries como o He-Man, os Transformers, os Cavaleiros de Zodíaco, o Dartacão, Era uma vez o Espaço e, por exigência familiar, coisas menos felizes como o Pequeno Ponei.
O tempo passou, surgiram as consolas e os computadores, as noites de Sexta foram-se tornando mais longas, os interesses mudaram e as manhãs televisivas foram diminuindo, tendo, inclusivamente, sofrido durante dois anos com aulas das 9 às 13 na Invicta. Uma barbaridade!
Actualmente, as noites longas e a descoberta do programa de Carlos Amaral Dias e Carlos Magno na Antena 1 afastam-me da televisão matinal. Quando a ligo, aos Sábados claro está, alterno entre as repetições dos Simpsons e do Seinfeld. Ferramentas hilariantes para espalhar o sono e acompanhar o pequeno-almoço.
Todavia, hoje no zaping realizado durante um período de publicidade (nunca percebi o porquê de ver anúncios) reparei num programa da inconfundível TVI chamado Lux. É um daqueles programas onde aparece gente bonita, sempre morena, depilada, cremosa, sorridente, alegre, festiva, famosa, a emanar auras de sucesso. Enfim, pessoas que nos fazem sonhar e sentir a nossa mediocridade.
Naquele mar de honesta boa disposição e lightismo (palavra inventada), reparei em algo que me fez questionar. Alguém me pode explicar por que raio os bonitos, morenos e espirituosos entrevistadores olham sempre para a câmara quando interpelam os ditos famosos? É para se evidenciarem? Para mostrar a sua beleza? Os dentes brancos? A sua irritabilidade e mente vazia através da riqueza das perguntas?
Nesse pequeno excerto da reportagem (que me perdoem os verdadeiros jornalistas por aplicar este termo) ainda pude ver a mãe do rock português, José Cid, a cantar numa festa de morenas e depilados. Será que ele acredita mesmo que tem talento?

9 comentários:

Gonçalo Veiga disse...

Excelente post! Trouxe-me memórias bem antigas! Aqui está o link para o video no You Tube: http://www.youtube.com/watch?v=JEsHUel04dY

FL disse...

Obrigado pelo link Gonçalo. O He-Man era das minhas séries favoritas.Um dia destes tenho de fazer uma lista de todas as séries que me fizeram companhia na infância. Seria um bom exercício de memória.

Blondie disse...

Este post também me fez lembrar os meus sábados, em que, tal como tu, acordava cedíssimo para, de pijama, ir ver os desenhos animados na tv. Apenas discordo de ti numa coisa, é que os Pequenos Póneis eram uns desenhos muito bonitos, eu gostava muito de os ver :P Também adorava o He-Man, até tinha a caderneta de cromos deste personagem.
Também adorava ver a Flora e os Ursinhos Carinhosos.
Há um site onde podemos encontrar os genéricos das séries do nosso tempo: www.misteriojuvenil.com
Beijinhos

FL disse...

Ai o que eu sofri com o Piqueno Pónei. Obrigado pelo link Blondie. Já visistei esse site mas já não me lembrava do endereço.

Anónimo disse...

Os cavaleiros do Zoodiaco... isso sim, mais os Cavaleiros das estrelas! (por esta altura a minha obsessão com cavaleiros já é evidente:))
Nunca consegui perceber bem o enredo dos cavaleiros do zoodiaco, mas que aquilo fascinava, fascinava.
Ah e não vamos esquecer a She-ra! O que é o He-Man sem a She-Ra?

Anónimo disse...

E não te lembras dos Cavaleiros da Zona Die? Eram uma equipa que realizava missões numa zona contaminada com um vírus que tornava as pessoas zombies ou maléficas. Era assim uma coisa. Tinham um tipo com sotaque russo que só dizia "i must save the children".

Lobka disse...

Eu adorava a Shera (não me lembro como é que se escreve) a irmã do He-Man, gostava de procurar o bonequinho escondido durante o episódio e depois no fim ele dizia sempre onde estava... ehehh enfim!! Mas estes também eram o meu entretenimento dos sábados e domingos, desde as 7h da mahnã!! Aquilo é que eram desenhos animados!

FL disse...

Já não me lembrava do boneco escondido.

Anónimo disse...

"E não te lembras dos Cavaleiros da Zona Die?" Aí está uma cena de que me lembrava mas já não pensava há algum tempo.
fui à procura e encontrei o nome original "spiral zone" e lembro-me perfeitamente dos episódios. hehehe