terça-feira, 18 de setembro de 2007

Quando o David sabe umas coisas

Os mais fortes utilizam o seu poder económico baseado no monopólio e num marketing agressivo na tentativa de imperar e esmagar os pequenos. E estes, os que forem inteligentes para sobreviver, replicam que os ditos grandes ao apostarem na massificação deixam de parte nichos de mercado especializados e exigentes que procuram no comércio dito tradicional (nem sei bem o que isto é) a satisfação dos seus desejos.
Sem entrar em discussões ideológicas, uma vez que considero que a velha conversa "o meu ISMO é melhor do que o teu" não faz sentido nos dias que correm, confesso que tenho alguma admiração pelas pequenas iniciativas empresariais (e até culturais) em detrimento de alguns "monstros" monopolistas, gananciosos e por vezes castradores da diversidade.

Há dias desloquei-me à maior loja de electrónica de Aveiro para observar e recolher mais informações sobre um certo monitor que pretendo adquirir. Após análise do produto pela minha leiga pessoa, solicitei a um funcionário uma ajuda e opinião. Apesar da extrema simpatia e boa vontade, depressa conclui que ali o perito era eu.
No mesmo dia, na condição de curioso sobre banda desenhada, estive durante mais de uma hora a conversar online com um dos sócios da loja Secção 9 (que já indiquei no blog), recebendo sugestões, opiniões e informações sobre alguns livros que pretendo adquirir.
Esta dedicação e atenção para com os clientes também é notória no meu clube de vídeo, Ovelha Negra, onde o seu dono não hesita em demonstrar o seu espírito crítico ao relação aos seus filmes (podia fazer como alguns que dizem que os filmes são todos bons), dando sugestões e dicas nos meus momentos de indecisão.
São dois casos onde é demonstrado interesse no negócio e nos clientes, algo que é raro nos monstros apesar de toda a formação que os seus funcionários recebem.

2 comentários:

Anónimo disse...

uns são os funcionários que se não for à comissão recebem o mesmo no final do mês. Além disso vêem tanta gente na grande loja que não criam qualquer relação com os clientes.

no pequeno comércio são muitas vezes os próprios donos que atendem, os quais em princípio terão uma maior motivação e interesse pelos seus clientes. Aliás, é agradável ter com quem falar nos tempos mortos :)

FL disse...

No Media Markt fiquei lixado. Tão peço opinião do tipo sobre os monitores e o gajos põe-se a ler os papéis de exposição. Também sei ler não tivesse a escola toda.