domingo, 16 de setembro de 2007

A arte dos bons negócios

Depois de conhecer o Museu Colecção Berardo cujo acervo pertence ao iluminado benfiquista José Manuel Rodrigues Berardo, concluo que:
  • Vale a pena por parte do conteúdo;
  • Há momentos em que o melhor é dar aos pés (minimalistas... ai rococó rococó)
  • Vale pena pela gratuitidade pois no mesmo dia pediram-me 4,5 euros para entrar nos claustros dos Jerónimos em obras;
  • Tal como defendeu Pacheco Pereira na data da sua abertura, esta colecção tem de ser encarada como um fundo de investimento. Ao lado de peças "boas" existem "menos boas" ou de artistas "menos conceituados" numa lógica de valorização das segundas por arrasto das primeiras (diz-me com quem andas e dir-te-ei quem és);
  • A exposição está sobredimensionada ocupando grande parte do espaço do CCB. A presença de algumas peças (e dos minimalistas pois aquilo também eu faço) era escusada. Agora compreendo o espírito ressabiado de Mega Ferreira em algumas entrevistas recentes. De facto, o CCB terá no futuro a sua actividade muito condicionada;
  • O José Berardo provou que de parvo não tem nada. Arranjou um belo espaço para expôr e valorizar o seu investimento a um custo mínimo (suponho). Será que findo o contrato não efectua uma belas vendas?
Quanto à arte em si, outro dia crítico. E como dizia uma professora minha, arte é o que cada um quiser. Para além das "obras", gostei das portas dos WC e do sistema de armazenamento das cadeiras.

5 comentários:

Anónimo disse...

Também eu por lá passei este fds, e não fiquei impressionado..;) Sai mais bem disposto da Luz no dia anterior..:)

avelaneiraflorida disse...

Bom!!!!

Por estes comentários e outros que vou tendo conhecimento...lá terei que ir ao dito CCCB!!!

Um resto de boa noite!

FL disse...

A exposição é um must. É de borla!

Blondie disse...

Por acaso, tenho uma certa curiosidade!!
Mas para já quero ver se dou um pulo à exposição de Dali, aqui mais pertinho de mim.
Ainda não fui ver, estou a deixar para a última, espero não me arrepender!!
Beijocas

FL disse...

Também fui ver a exposição do Dali. Tem partes interessantes outras absolutamente entediantes. Mas é Dali! E o preço é muito acessível. Como estás perto aconselho-te a ir.